Regras de algumas cartas de habilidade:
Blow Away: Só pode ser usada duas vezes em uma partida.
Dive Mirage: Só pode ser usada duas vezes em uma partida.
Copycat: Só pode ser ativada pelo número de bakugans seus que tenham esta carta.
Fire Wall: Só pode ser ativado pelo número de bakugans seus que tenham esta carta.
Marionette: Só pode ser usada pelo Mantris.
Ir Over: Não pode mais ser usada.
Shade: Não pode mais ser usada (só pode a variação Shade Ability por alguns bakugans Haos).
Immobile: Só deixa o Ravenoid intocável por duas rodadas.
Spirit Canyon: Quando o usuário usa esta habilidade, depois caso o wormquake ganhe, ele permanece na gate card.
Regra Habilidade de Fusão:
1 - Só poderá ser ativada se uma carta anterior necessária for ativada.
2 - Não conta como ativação de carta habilidade.
Regras Cartas de Entrada:
1 - Não pode ser colocada mais de uma carta de entrada na mesma rodada(a não ser por habilidades).
2 - Só pode ser ativada caso haja 1 ou mais bakugans nesta carta.
3 - Para começar uma batalha, precisa-se ter 2 Bakugans sendo 1 de cada oponente.
4 - Mesmo que a carta não seja ativada e tenha uma batalha nela, ela será desabilitada.
Regras de algumas cartas de Entrada:
Triple Battle: Pode ser ativada com um Bakugan só encima dela, caso o adversário não tenha bakugans em mão, o possuidor desta carta pode puxar um bakugan para esta.
Quartet Battle: Pode ser ativada com um Bakugan só encima dela, caso o adversário não tenha bakugans em mão, o possuidor desta carta pode puxar um bakugan para esta.
Juízo Final: Caso o adversário não negue está carta, o adversário é automaticamente destruído.
[Attribute] Normal: Será criada uma regra especifica para está carta. Pela seguinte opção lançar dados, está carta terá os seguintes efeitos:
Se você tirar o Número 1: Aumenta 30Gs do seu Atributo.
Se você tirar o Número 2: Aumenta 50Gs do seu Atributo.
Se você tirar o Número 3: Aumenta 100Gs do seu Atributo.
Se você tirar o Número 4: Aumenta 150Gs do seu Atributo.
Se você tirar o Número 5: Dobra os Gs do seu Bakugan.
Negação:
Se pode usar apenas uma contra-carta, ou seja, se seu adversário ativa uma carta você pode negar mais ele não pode negar sua carta de negação de carta. Exceção de cartas de copiar a habilidade adversária. Essa regra é para que a batalha não fique só em negação de cartas e tenha continuidade. É possível negar uma carta que lhe impede de ativar cartas.